Vereador Pr. Alcides quer instituir Programa de Medicina Preventiva
O Anteprojeto de Lei nº 155/2017, de autoria do vereador Pr. Alcides, que "institui o Programa de Medicina Preventiva no município", foi aprovada.
Na maior parte das vezes, a saúde pública atua de forma repressiva do que preventiva, o que onera custos e reduz a capacidade de cura do paciente, haja vista que o diagnóstico tardio de certas doenças reduz a probabilidade de cura do paciente.
Doenças como câncer; ou degenerativas como Alzheimer e Parkinson; também as psique, como transtorno bipolar e depressão; ou mesmo as mais comuns como diabetes, hipertensão, cardíacas, dentre tantas outras; exigem que sejam detectadas tanto antes quanto possível, uma vez que a cura e/ou a qualidade de vida dos pacientes pode ser melhorada substancialmente com tratamento em seu estágio inicial.
Em contrapartida, quanto maior mais o tempo passa sem tratamento, tanto menos chance de cura e perda de qualidade de vida tem o paciente, que, invariavelmente, precisa recorrer ao poder público para poder se tratar.
Assim, um programa de diagnóstico e tratamento preventivo de doenças é fundamental para conferir ao cidadão o direito à saúde e à qualidade de vida que merece.
Além do mais, a antecipação do problema, indubitavelmente, contribuirá para um tratamento menos oneroso aos cofres públicos e com maiores chances de sucesso para o paciente.